segunda-feira, 10 de março de 2014

Curiosidade!

Hoje venho partilhar não um mito, mas sim uma curiosidade...
Não sei se já repararam, mas de vez em quando vê-se por aí pessoas que andam na rua (sobretudo em espaços públicos e com grande concentração de pessoas, como nos aeroportos) com máscaras a tapar o nariz e a boca (como se fossem pela vida num bloco de operações).
Eu já me encontrei várias vezes com casos como estes e sempre me perguntei "será por medo a apanhar a gripe A?", "será que aquela pessoa tem uma doença muito contagiosa e não quer pegar aos outros?".
Hoje descobri uma das causas que pode levar uma pessoa a ter de andar com essas máscaras, e não é a paranóia para evitar a gripe A...
As pessoas que têm transplantes são tratadas com medicamentos que diminuem as suas defesas naturais, de forma a que o seu corpo não reaja contra do órgão transplantado. Mas um dos principais efeitos secundários, é que o corpo também deixa de reagir a infecções e essas pessoas são mais vulneráveis a contrair infecções. Uma infecção que para o resto passam levemente, para as pessoas com transplante podem ser muito graves e até mortais.
Portanto, agora quando virem alguém de máscara já não precisam de fugir nem de a achar paranóica.
Tudo tem uma explicação (bem, quase tudo...)

Sem comentários:

Enviar um comentário