O efeito antabus é usado para reverter o alcoolismo, já que dá sintomas graves de mau-estar, náuseas, vómitos, palpitações, hipotensão, taquicardia, dores de cabeça e que em casos muito graves pode causar até convulsões ou mesmo a morte. As pessoas com problemas de alcoolismo ao tomar esta medicação são avisadas dos seus efeitos caso voltem a beber e se bebem sentem-se tão mal que criam aversão à bebida (ou pelo menos esse é o objetivo do tratamento).
Como podem ver não queremos que nos aconteçam todos estes sintomas por beber álcool e tomar o nosso medicamento (por exemplo, metronidazol é um antibiótico que o nosso médico nos poderia receitar).
A boa notícia é que não são muito os medicamentos com este efeito (a lista dos medicamentos que dão estes sintomas assustadores está abaixo para consulta).
Agora, é seguro tomar o resto de medicamento se vamos beber álcool?
A resposta é: se estás a tomar esses medicamentos pontualmente, se não tens problemas de base no fígado (por exemplo, hepatite) e se vais beber álcool nessa noite e não és um alcoólico crónico, podes tomar o comprimido e beber à vontade.
Isto porque, o problema dos medicamentos (e mesmo assim não são todos eles) é que se metabolizam pelo fígado tal como o álcool e tomá-los juntos pode sobrecarregá-lo, dando-te problemas de fígado, ou sobredose do medicamento ou diminuir a dose do mesmo. Mas em principio não precisas de te preocupar se vais tomar por exemplo um anti-inflamatório (tipo ibuprofeno) e depois sair à noite, se não cumprires os 3 casos acima descritos o teu fígado vai dar conta do recado.
Referência: http://www.ordemfarmaceuticos.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/doc2227.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário